Papas caseira para Discus

O objectivo desta papa caseira que se dá aos discus e escalares tem como objectivo fornecer todos os nutrientes necessários para a perfeita saúde dos mesmos. Tenho usado varias Papas aqui deixo alguma que do aos meus Discus,

1º Papa caseira para  Discus e Escalares

(POR Hugo Martins)


. Eu vou falar em papa para escalares, mas a receita é a mesma para os discus.Estes peixes são quase estritamente carnívoros, contudo teem também necessidades vegetais e vitamínicas.

Os ingredientes são os seguintes:


•500 gr de coração de boi (previamente retirada toda a gordura)
•50 gr de espinafres bem lavados (podem ser cozidos ou não)
•50 gr de pescada congelada sem pele
•1 gema de ovo (cozido ou nao)
•100 gr de miolo de camarão congelado
•5 ml de vitaminas ou 4 pílulas de complexo vitamínico Pharmaton
•2 Alhos moídos (explicarei mais à frente a sua importancia)
•Uma folha de gelatina (servirá de aglomerante)
•2 cenouras médias (salientam as cores)


É aqui que começa a aventura



Todos estes ingredientes se podem comprar no supermercado e talho (passo a publicidade ao FEIRA NOVA). Gastei cerca de 10 euros sem contar com o coração de boi e o mais caro foi o xarope em vitaminas que custou 6 euros. Comprei este xarope devido a não haver o Pharmaton (é preferível) nas farmácias a que fui.
Aqui estou eu a ler as duas receitas que tinha e que resultaram nesta receita.



Fervem-se os espinafres e a cenoura lentamente em lume brando durante uns 7 minutos.



Está na hora de cortar tudo em bocados, e como uma imagem vale mais que mil palavras.



Chamo à atenção de que o óleo de fígado de bacalhau que está na imagem, a conselho do duarte36 não deve ser adicionado á mistura.. O ovo convém ser cozido, no entanto eu juntei à mistura no estado cru por não ter associado gema de ovo a gema de ovo cozido nas receitas que pesquisei, mas é aconselhavel o ovo estar cozido para não sujar a água o que vai ser um problema caso fiquem restos de comida no aquário.

Mistura-se tudo

vai á trituradora ou picadora

Adicionam-se as vitaminas e o ovo à mistura (o ovo se tivesse sido cozido tinha sido adicionado à mistura que foi à trituradora, mas como eu coloquei a gema do ovo cru só a adiciono agora para a mistura ficar mais pastosa.



Para a pasta ficar mais consistente, de forma a que depois quando a comida for dada aos escalares ela não suje tanto a água, adiciona-se a folha de gelatina.
Poe-se a folha de gelatina cortada aos bocados num recipiente, adiciona-se um bocado de água, vai ao microondas e está pronta para se juntar à mistura.



A seguir há quem leve a mistura a banho maria durante 10 minutos. Eu não sou muito adepto desta prática porque li num artigo na internet que retira alguns nutrientes à comida, por isso fica ao vosso critério. No entanto eu fiz a experiência e acreditem que esta mistura é muito boa mesmo. Eu provei e confirmo..



De seguida:


1.Colocar a mistura final em cima de um bocado do papel de alumínio.
2.Espalhar bem a mistura em cima do papel de alumínio de forma a que a mistura fique com uma espessura máxima de 7 mm. (O importante é que fique com uma espessura fina para depois quando chegar à hora de alimentar os nossos peixes seja mais fácil de cortar.)
3.Colocar mais uma folha de aluminio em cima da mistura
4.Ensacar a mistura
5.Colocar no congelador





Depois de congelado é só cortar um bocado, deixar descongelar (é importante que o líquido que surge ao descongelar seja deitado fora para não sujar tanto o aquário) e dar aos nossos peixinhos.



Aconselho a dar a comida à mão para não ficarem tantos restos de comida no fundo e é tambem uma forma de se assegurarem que todos comem.
Descongele a quantidade necessária para alimentar os peixes diariamente. Não recongele novamente uma vez descongelado. Congelado, dura aproximadamente 2 meses.
Temos que ser muito cuidadosos na hora de alimentar os nossos peixes. Não devem ficar restos no aquário, que se decomporiam rapidamente causando problemas. Alimentar 4 vezes por dia, usando uma pequena quantidade.
Pode ser que os vossos escalares a princípio não gostem da pasta. Não se preocupem, vão dando a pasta em pequenas quantidades junto com comida habitual e em pouco tempo comerão sem problemas. Uma vez habituados ao novo sabor, ficarão loucos por ele. Poucas semanas depois de começarem a alimentar os vossos peixes com esta pasta, verão como as suas cores e crescimento são intensificados sensivelmente.

Nota:Os ingredientes podem variar conforme os gostos e preferências dos aquariofilistas, há quem ponha 1 Kg de mexilhão, coração e fígado de frango, bróculos, maçã, merluza (peixe pouco gorduroso), pimentão.
Esta receita refere-se a uma papa que eu fiz e como tal não assumo responsabilidades se for estritamente seguida. Agora cabe ao aquariofilista decidir o que é melhor para os seus peixes.

Importância dos ingredientes


•Carne, camarão, pescada: são ingredientes muito importantes tendo uma grande dose de nutrientes necessários para que os nossos peixes fiquem saudáveis e fortes, sendo o coração de boi o ingrediente mais importante pois é extremamente rico em proteínas.
•Ovo: é rico em proteínas e vitaminas, especialmente dos grupos A,B,D e K
•Espinafres: os espinafres são reconhecidos como um dos vegetais que mais contém vitamina A, cálcio, fósforo, potássio, ferro e sódio. Medicinalmente é um alimento de elevado poder antianémico.
•Alho: o alho é um dos ingredientes mais importantes para esta papa. O alho tem um uso medicinal. Foi feito um estudo pelos cientistas mais profundo, a respeito do uso do alho para o colesterol e na hipertensão, eles explicam que a alicina, uma substância química que se forma quando o alho é esmagado, reduz os níveis de colesterol e baixa a pressão arterial, também nesta pesquisa descobriram que reduz as coagulações sanguíneas, diminuindo assim o risco de enfarte e derrame cerebral. Foram feitas pesquisas em laboratórios com animais, que mostram que o alho ajuda a diminuir o cancro da mama, pele e pulmão, além de ajudar a prevenir o cancro do cólon e do esófago. Imaginem o que não faz aos nossos peixes, é tambem bactericida e vermifugo, melhora a circulaçao, combate e previne a presença de parasitas internos.
•Vitaminas: as vitaminas que eu utilizei foram em xarope, mas como o nome indica, tem todo o tipo de vitaminas indispensaveis para a boa nutrição dos peixes.

Agradecimentos
Ao Hugo Martins


OUTRAS  Papas que uso muito tamebem sao as seguintes .

2nd :

3 fresh eggs 3 ovos frescos
5 oz frozen green peas 5 oz ervilhas verdes congeladas
1 lb frozen shrimp £ 1 camarão congelado
1 lb fish fillets (skinless, boneless - avoid fatty fish meat) 1 kg filé de peixe (sem pele, sem osso - evitar a carne de peixes gordos)
5 oz frozen carrots 5 oz cenouras congeladas
1 fresh banana 1 banana fresca
5 oz frozen chopped spinach 5 oz espinafre picado congelado
1/2 lb frozen crab meat 1 / 2 libras de carne de caranguejo congelada
10 vitamins (Kent Zoe Freshwater Vitamins) 10 vitaminas (Zoe Kent doce Vitaminas)
10 oz earthworm flake food 10 de minhoca oz alimento em flocos

Mix eggs, carrots, spinach, peas in a bowl and microwave for 2-3 minutes. Misture os ovos, cenoura, espinafre, ervilha em uma tigela e microondas por 2-3 minutos. Finely chop shrimp, crabmeat and fish fillets in a pot of boiling water and cook for 2 minutes. Pique a carne de caranguejo, camarão e filés de peixe em uma panela de água fervente e cozinhe por 2 minutos. PLace all in a blender and add vitamin tablets, flake food and peeled banana. Colocar todos em um liquidificador e adicione comprimidos de vitaminas, flocos e banana descascada. (If contents become too pasty, add a small amount of water. If too watery, add more flakes.) Press into zipper bags and flatten to 1/4th thickness. (Se o conteúdo ficar muito pastoso, adicione uma pequena quantidade de água. Se muito aguado, acrescente os flocos mais.) Imprensa em sacos de zíper e achatar a espessura 1/4th. Place in freezer. Coloque no congelador.

3nd  lote:

2 lb beef heart (remove fat/gristle) 2 coração de boi libras (remover a gordura / cartilagem)
3/4 shrimp (remove tail and shell) 04/03 camarões (retirar a cauda e casca)
3 tbl freeze dried krill 3 congelar tbl secas krill
1 raw egg yolk 1 gema de ovo cru
1 small Gerbie baby veggies Um pequeno bebê veggies Gerbie
1/2 cup spirulina flake 1 / 2 xícara de flocos de spirulina
1/4 cup wheat germ 1 / 4 xícara de germe de trigo
1 tbl garlic powder 1 alho em pó tbl
1 1/4 oz Knox gelatin 1 1 / 4 oz gelatina Knox
10 vitamins (Kent Zoe Freshwater Vitamins) 10 vitaminas (Zoe Kent doce Vitaminas)

Double grind beef heart. Duplo coração moer carne. Add and grind shrimp. Adicione o camarão e triture. Grind krill to powder in another bowl. krill Grind em pó em uma outra bacia. Mix the knox gelatin in another bowl and follow directions on box. Misture a gelatina Knox em outra tigela e siga as instruções na caixa. Now mix everything together. Agora misture tudo junto. Press into zipper bags and flatten to 1/4th thickness. Imprensa em sacos de zíper e achatar a espessura 1/4th. Place in freezer. Coloque no congelador.

4 lote:

3 xícaras de carne moída coração / coração bovino
1 cup ground raw shrimpw/ shell 1 chávena de vegetais crus shrimpw chão / shell
2 cups HBH meat lovers flakes 2 xícaras de flocos HBH amantes de carne
1 cup HBH Discus and Angel flake 1 xícara HBH Discus e Angel floco
2 oz formula one marine 2 oz uma fórmula marinhos
4 crushed womens one a day vitamens 4 esmagado uma das mulheres um dia vitamens
6 calcium citrate +Vit D suppliments . 6 citrato de cálcio + Vit D suprimentos. crushed esmagado
4 tablespoons yellow cornmeal 4 colheres de sopa de farinha de milho amarela
3 egg yolk 3 gemas de ovo
2 tablespoons paprika 2 colheres de sopa de páprica
3 tablespoons ground garlic powder 3 colheres de sopa de alho em pó chão
1 /2 cup cooked spinach pureed 1 / 2 xícara de purê de espinafre cozido

mix and heat til hot, not boiling and stir in 6-8 packets of Knox gelatin, pour and let cool. Misturar e aquecer até quente, não fervendo e mexa em 6-8 pacotes de gelatina Knox, despeje e deixe esfriar. Cut it up and freeze. Cortá-lo e congelar.


Additional items I may add or substitute... Outros itens que podem adicionar ou substituir ...
CooKed wheat germ for the cornmeal. Cozido de germe de trigo para a farinha de milho.
Baby food (hey I have one).... Baby alimentos (hey Eu tenho um ).... the pureed spinach, carrot,bananna, are all great additives. o purê de espinafre, cenoura bananna, todos os aditivos são grandes.
Babay formula 2-3 tablespoons...laugh but check out the nutritional info in it fórmula Babay 2-3 colheres de sopa ... rir, mas vá para a informação nutricional que
Brewer Yeast-1 tablespoon....of course I have a lot of this. Levedura de cerveja, 1 colher de sopa .... é claro que eu tenho um monte de presente.
2-3 tablespoons spirulina powder or 1 /2 cup flakes 2-3 colheres de sopa de pó de espirulina ou flocos 1 / 2 xícara
3 tablespoons plankton , or Krill fines (jehmco.com) 3 colheres de sopa de plâncton, ou multas Krill (jehmco.com)
1/2 cup tetra color bits, or nutrafin max , complete marine morsels 1 / 2 xícara tetra bits de cor, ou no máximo Nutrafin, completa pedaços marinhos
Cod fish filet1/2 pound per pound beef Bacalhau filet1 / 2 quilo de carne por quilo
fish oil 1/2 tspoon óleo de peixe 1 / 2 tspoon
decapsulated Brine shrimp (brine shrimp direct) decapsulated artémia (Artemia salina directo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário